Princípios, Padrões e Práticas para um Design Ágil na Java Magazine - Parte 1

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Na revista Java Magazine Edição 80, saiu a primeira parte de uma série de três artigos, onde abordarei diversos assuntos relacionados ao desenvolvimento de software em ambientes ágeis.
Como o nome indica, ele é baseado no obra de Uncle Bob, Robert C. Martin, autor de diversos livros importantes como Clean Code, UML for Java Programmers, Extreme Programming in Practice e o clássico Agile Software Development, Principles, Patterns, and Practices , que é o livro que me baseei para escrever este artigo, obviamente, este livro não foi a única fonte de inspiração, pois falei sobre diversos assuntos, como arquitetura de software e Design, princípios não abordados no livro (Pragmatic Programming), DDD, Effective Java, entre outros.
A primeira parte desta série o objetivo é apresentar conceitos relacionados a arquitetura de software, como Estilos de Arquitetura conhecidos (SOA, DDD, Arquitetura em Camadas, 3/N Tiers). Separação de Responsabilidades (Separation of Concerns) Horizontal e Vertical. Arquitetura Distribuída, Tiers e Layers.
E  visa também demonstrar boas práticas de desenvolvimento de software e explicar os princípios fundamentais para se criar um bom design. E analisar também a aplicação de alguns padrões de projeto pouco difundidos, mas que são de extrema importância no dia a dia do desenvolvedor.
Como os Padrões de Projeto Front Controller, Domain Model e Transaction Script.
Em breve vou publicar neste blog alguns artigos para complementar o assunto,
Diversão Garantida!

0 comentários: