Este ultimo mês, finalmente li o livro da 37signals.com, chamado Getting Real, dos mesmos criadores do framework Ruby on Rails, onde eles criticam de maneira agressiva o desenvolvimento de software tradicional, e expõe os seus pontos de vista, e não dão a mínima importância de ir contra a maioria dos conceitos que aplicamos diariamente em nossos projetos.
É uma leitura no mínimo interessante, e com certeza recomendada, tem vários conceitos que ficam inviáveis de se aplicar na maioria das empresas, mas com certeza ajuda a abrir os olhos para muitas coisas, se você não quiser ler o livro, recomendo pelo menos a leitura do resumo que fiz abaixo, boa leitura !!!!
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- Menos funcionalidades
- Menos opções/preferências
- Menos pessoas e estrutura empresarial
- Menos reuniões e abstrações
Construir software para você mesmo.
Viva o software que você produz, fale dele, realmente se importe com isso.
Não conte com o dinheiro de fora. Isso pode trazer dor de cabeça, pois um projeto financiado traz consigo prazos, cobranças, expectativa, metas, inchação de saco, e por fim acaba sendo produzido um produto medíocre.
Em projeto sem dinheiro de fora você tem tempo para desenvolver e com isso mais qualidade,
O que você pode fazer em 3 meses ao invés de 6 ?
Menos massa diminuir o custo de mudança.
Mais massa é:
Contratos de longos termos, excesso de burocracia, decisões permanentes, reuniões sobre outras reuniões, processo moroso, inventário (físico e mental), ficar preso a fornecedores, formatos de dados proprietários, o passado mandando no futuro, roadmaps, políticas de escritórios.
Menos massa é:
Pensamento just-in-time, time com membros multi-tarefa, abraçar as regras ao invés de tentar burlá-las, menos software, menos código, times pequenos, simplicidade, formatos de dados abertos, produtos open source, uma cultura aberta que é fácil de admitir erros.
Sinta a dor que o seu cliente passa, quando ele reclama de alguma coisa, NÃO FAÇA OUTSOURCING DO SAC PARA UM CALL CENTER OU UM OUTRO TERCEIRO, FAÇA ISTO VOCÊ MESMO.
Passe confiança para o cliente, a nível de passar o seu número celular se possível, traga o cliente para perto de você, pois isto inspira confiança.
Eleja o cliente/mercado correto e foque somente neste nicho, se você tentar agradar a todos, nunca irá dar certo.
Não perca seu tempo tentando arrumar bugs que não existem, não faça algo pensando em resolver um problema que não existem.
Por exemplo, porque montar uma aplicação altamente escalável em um primeiro momento, se você não sabe ainda se vai precisar, ou não sabe a quantidade de acessos sua aplicação irá ter... crie sua aplicação e depois se preocupe para resolver isto, quando sua aplicação for um sucesso. Pois se formos pensar, sempre teremos que rever a nossa aplicação, em termos de tunning, dimensionamento, etc...
Meio Produto, não Meia Boca.
FAÇA ALGO QUE VOCÊ POSSA GERENCIAR.
FAÇA UM SOFTWARE PARA UM PÚBLICO GERAL E FAÇA COM QUE O USUÁRIO ACHE SUAS PRÓPRIAS SOLUÇÕES.
A primeira resposta é sempre NÃO. Nós não precisamos de um milhão de funcionalidades, eu mesmo não utilizo metade das funcionalidades do NetBeans, só altere seu produto, quando começar a pipocar várias vezes a mesma requisição.
Celebre as pequenas vitórias, uma coisa importante é a motivação, diminua suas iterações, no meio de uma semana atribulada busque algo que foi feito durante a semana, uma funcionalidade, uma melhoria, retirar uma funcionalidade não utilizada e comemore... pois isto irá trazer desejo de mais pequenas vitórias.
Você já parou para pensar, em quanto tempo você já perdeu da sua vida em reuniões inúteis ? Muitas né .. pois é, eu também :(,, no livro o cara detona as reuniões. Nunca faça reuniões, somente em último caso, se não tiver como evitar, faça uma reunião de no máximo 30 minutos, convide o menor número de pessoas possíveis, e procure não perder o foco. Sempre tem aquele que acaba desvirtuando para um assunto totalmente fora do foco.
Depois de iniciar o desenvolvimento, desenvolva de dentro para fora, começando pelo núcleo do seu código.
Trabalhe pensando nos 3 estados, no estado regular, que é quando o usuário vê a tela funcionando normalmente, estado da tela em branco, quando o usuário vê a tela ao utilizar a tela primeira vez, este estado é importante pois marca a primeira impressão. E o estado de erro, que é quando acontece algo de errado na aplicação.
Ao invés de escrever novo código, seu software seria muito melhor, pense nisso.
Disponibilize para o mundo seu software através de RSS, APIs, Widgets etc..
Isso faz toda a diferença, se possível torne seu software extensível.
Quando lançar seu produto, disponibilizar amostras grátis, deixe o seu cliente em potencial testar seu produto, mas deixe sempre funcionalidades na manga para o produto licenciado, deixe a funcionalidade a mostra, quando o usuário clicar na opções, avise-o esta funcionalidade é para clientes que tem uma assinatura, bla bla bla..
Não escreva especificações funcionais, pois elas não refletem a realidade, isso é feito para fazer as pessoas felizes, ela leva para acordo ilusório, pois cada um pode interpretar de uma maneira um texto.
Especificações funcionais levam você a tomar decisões importantes quando você tem menos informação. Essas especificações não fazem você evoluir, mudar, ou revisar pois você fica preso naquele escopo.
E bata de frente com os bloqueadores, pois vai aparecer várias pessoas querendo todo tipo de documentação, o que com certeza vai atrasar todo o processo. O melhor a fazer é ter os conceitos bem formados na cabeça, iniciar um protótipo estático, isto dará uma idéia muito madura do que deve ser feito.
Mais uma vez, NÃO FAÇA DOCUMENTAÇÃO QUE NINGUÉM IRÁ LER.
Lembra do user stories, então, é isso aí.
No site, torne fácil o processo de adesão do produto e o de cancelamento, pois é mais difícil um cliente que não teve problemas ao cancelar a assinatura de voltar a assinar do que o cliente que ficou nervoso ao tentar cancelar e não conseguiu.
Evite contratos de longo termo, taxas de assinatura, etc... não tente enganar seu cliente para ganhar mais dinheiro, seja HONESTO sempre.
Luva de Pelica
Teaser
Alguns meses antes, já inicie o projeto, divulgando o produto em sites relacionados, crie um logo, crie um site promocional, com algumas novidades semana a semana, para ir alimentando a curiosidade de seus futuros clientes. Crie uma lista para as pessoas receberem avisos do que está rolando, novidades.
Nesta fase, lance um produto beta com preview de algumas funcionalidades, deixe um grupo de pessoas testarem, e colha opiniões, bugs, etc...
Divulgue, faça com que todos voltem a atenção para o seu software, reformule o hot site, coloque blog, tour, um overview, relate cases, Valores, formulários para inscrição, testemunhos,
Se inscreva nos feeds dos seus concorrentes, mas não se aprofunde demais, para o seu produto não perder a personalidade
Todo mundo pode ler um livro, criar um blog, ter uma idéia, todo mundo tem um primo que é web designer.
A diferença entre você e o resto é de como isso será executado. Sucesso se resume a uma grande execução.
Pessoas
Não adianta você aplicar estes conceitos, se você não tem um bom time, com pessoas que realmente gostam do que faz, que se importam com a qualidade do software, pessoas que não guardam informação. Tenha o time certo! Procure os apaixonados.
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