No mês de Junho, foi publicado uma entrevista minha para meus caros amigos da Globalcode, sobre carreira e oportunidades, para quem não viu vale a pena conferir. Segue abaixo as perguntas que estão disponíveis no próprio site da Globalcode. Para quiser ver o link da entrevista, clique aqui.
1. Poderia nos contar como começou a desenvolver plugins para o Netbeans ?
Comecei a desenvolver plugins através do "Desafio NetBeans", um campeonato de desenvolvimento de plugins para o NetBeans patrocinado pela Globalcode, Sun e o SOUJava, me lembro que antes de iniciar o campeonato participei de alguns minicursos gratuitos promovido pela Globalcode, contando inclusive com a participação de dois desenvolvedores do NetBeans (Tim Boudreau e Charlie Hunt).
Neste campeonato desenvolvi meu primeiro plugin para o Netbeans, mais especificamente um plugin para o Hibernate, onde a partir de tabelas selecionadas de um Banco de Dados, o plugin gera as entidades de persistência, o arquivo de configuração, com suporte a xDoclet (na época não havia annotations). Neste primeiro contato com a plataforma NetBeans tive a oportunidade de aprender várias coisas legais que me motivaram a continuar o aprendizado.
2. Desde então, quais plugins você já desenvolveu?
O segundo plugin que desenvolvi foi o módulo CodeGen, um plugin para sobrescrever os métodos equals() e hashcode() que na época (NetBeans 5.0) não existia no NetBeans, e existia no Eclipse. Existe até uma história engraçada por trás disso, me lembro de estar em um minicurso em que o Vinicius comentou que abria o Eclipse apenas para utilizar a função do equals e hashcode, o que me motivou a criar este projeto =D.
Depois desenvolvi alguns plugins corporativos, e depois de um tempo, a pedido do meu amigo Renato Bellia, criei o plugin Diamond Powder for NetBeans. No evento Yahoo Open Hack Day desenvolvi junto com o time Globalcode o plugin Blueprints Yahoo!, e mais recentemente estou colaborando na criação de um plugin para o framework SuperCRUD para o meu amigo Vinicius Senger.
3.Poderia comentar um pouco sobre o plugin que você desenvolveu no Yahoo Open Hack Day onde participou da equipe que ganhou o prêmio Bridging the Gap ?
Para mim foi uma grande alegria e honra participar do time Globalcode, onde ao todo foram desenvolvidos 4 hacks. Sobre o plugin desenvolvido para o Yahoo Open Hack Day, é um módulo que permite a criação de projetos (através de templates) com suporte ao Yahoo! Blueprint, uma tecnologia desenvolvida pela Yahoo que permite a criação de web sites para celulares com uso apenas de XML. O plugin oferece a criação de um esqueleto para um projeto Yahoo, criando os arquivos necessários para seu funcionamento (gallery.xml e config.xml). Além disso, o plugin vem com alguns samples (desenvolvidos pela Globalcode) dentro do NetBeans para os desenvolvedores que querem entender como funciona um projeto Blueprint. E possui suporte a Update Center, Help, e a inclusão do guia do Desenvolvedor em pdf no NetBeans.
4. Quais os conhecimentos necessários para um programador começar a criar módulos para o NetBeans ?
Além de ter conhecimentos sólidos de Java Standard Edition, para o programador iniciar a criação de módulos para o NetBeans, é importante entender como funciona o NetBeans e a sua arquitetura. Procurar enxergar além do IDE, rs.. o IDE NetBeans é construído sobre a Plataforma NetBeans, assim como vários outros produtos, como por exemplo a ferramenta VisualVM, quem utiliza nota a grande semelhança com o NetBeans.
Ao iniciar o desenvolvimento na plataforma NetBeans, já temos disponíveis várias funcionalidades / componentes prontos para o uso e toda esta infraestrutura pode ser manipulada via código através das APIs da Plataforma NetBeans. A plataforma dispõe de APIs para trabalhar com diversos tipos de categorias entre os quais podemos destacar como as Ações do Sistema (Actions), Ant, Paleta de objetos, Debug, Dialogs (para notificação), Sistema de Janelas, Sistema de Arquivos, Editores, Navegação, Loaders, entre outros.
O programador precisa somente entender como manipular estas APIs que ele pode praticamente fazer o que quiser com o NetBeans.
5. Sabemos que você andou fazendo testes com Zembly, poderia comentar um pouco sobre o que é Zembly e para que serve ?
A ideia do Zembly, é criar uma espécie de Wiki para aplicações sociais como o Facebook, ele fornece o ambiente no próprio site do Zembly para criação e edição de aplicações sociais, essa aplicação fica hospedada em uma nuvem do Zembly de maneira que podemos compartilhar nossa aplicação entre diversos sites, como se fossem widgets.
É algo extremamente interessante, pois no Zembly, temos um editor para o código HTML/XHTML para UI, um editor CSS para aplicar os estilos da aplicação e um editor JavaScript para a lógica do negócio, que pode ser utilizado bibliotecas JavaScript como jQuery, Prototype e podemos fazer inclusive integração com diversas APIs como FlickR, Yahoo API, Google Maps, entre outros.
Atualmente estou trabalhando no SOUJava para criar uma aplicação que seja compartilhada pelos sites de tecnologia, fóruns, blogs, de maneira que o SOUJava possa divulgar suas atividades de uma maneira muito mais ampla, pois estes sites deverão apenas incluir um pequeno trecho de código JavaScript em seus sites.
6. Poderia comentar um pouco sobre o Plugin que desenvolveu como colaboração para o SuperCRUD ?
Na verdade, este foi um trabalho relâmpago que montamos para o SuperCRUD e está em evolução, atualmente o plugin permite a criação de qualquer tipo de projeto (web, desktop, maven) com fontes existentes a partir de um servidor remoto, onde o desenvolvedor precisa informar a URL para o projeto (zipado).
Pelo que sei, o desenvolvedor cria um projeto no SuperCRUD, e ao final o próprio SuperCRUD gera uma bookmarkable URL que o programador cola e copia no NetBeans (no plugin), que por sua vez abre o projeto remotamente. Mas claro, sobre esta parte do SuperCRUD o Vinicius poderia dar maiores detalhes =D.
7. Poderia comentar um pouco sobre o Plugin que fez para o projeto Diamond Powder junto com o Renato Bellia?
O Diamond Powder é um framework open source para Java ME desenvolvido pelo Bellia, que acelera a criação de coletores de dados em aplicações MIDP. O framework permite a criação dos formulários, fields (datafield, stringitem, textfield, choicegroup, filter, etc..), definição do fluxo de navegação das páginas e as páginas de help de maneira declarativa, baseada em definições de pares de chave-valor com uso de um Hashtable, que descreve toda a sua organização por um objeto chamado Schema.
O "Schema" é o coração do framework, mas conforme a sua aplicação cresce, fica cada vez mais difícil dar manutenção no seu Schema, como adicionar novas páginas e campos, e é onde o plugin entra, ele facilita muito a criação e a manutenção do código do Schema (com refactoring ou criação de uma nova classe) através de um wizard e evita a digitação errada dos nomes das váriaveis, campos.
Tem a possibilidade de gravar os dados criados (páginas, campos, etc...) em um arquivo properties e reutilizá-los em outros projetos.
8. Você realmente achou um nicho de mercado muito interessante, onde pode colaborar com praticamente qualquer projeto Open Source, quais as dicas que você poderia dar para as pessoas que estão iniciando?
A melhor dica que posso dar é estudar, estudar e estudar. Porém, se você ficar cansado de estudar, estude mais um pouco, faça cursos de java, visite sites de tecnologia como InfoQ, TheServerSide, execute os samples disponíveis no NetBeans e analise o código fonte, participe das listas de discussão. Participe dos eventos, dos minicursos, inscreva-se em todos os feeds possíveis sobre tecnologia, blogs, participe de grupos de discussão, tire certificações e o mais importante, participe de projetos open source, além de aprender com profissionais renomados e compartilhar conhecimento, você estará fazendo networking, sem falar da possibilidade do seu trabalho ficar conhecido no mundo todo.
9. Poderia citar algumas referências para quem quer começar a desenvolver plugins para NetBeans ?
Para as pessoas que estão iniciando, recomendo o próprio site do NetBeans Platform que possui diversos tutoriais, screencasts, wikis, samples que demonstram como criar módulos para o NetBeans, recomendo também o blog do Geertjan, um dos desenvolvedores e evangelista do NetBeans, e existe um livro excelente chamado Plugging into the NetBeans Platform, que apesar de ser de 2007 demonstra em detalhes a criação de módulos para o NetBeans e o uso correto das APIs. E também recomendo meu artigo que foi publicado na edição 29 da revista Mundo Java sobre a Plataforma NetBeans ;).
10. Poderia citar algumas referências para quem quer começar a estudar Zembly?
Para começar a estudar Zembly, o mais importante é conhecer bem JavaScript, (X)HTML e CSS, o resto é entender como funciona o ambiente do Zembly.
Uma ótima referência é o wiki do site, que possui diversos tutoriais de como criar aplicações a partir de templates, criação de aplicações para o Facebook, iPhone, Meebo, entre outros.
0 comentários:
Postar um comentário