Scrum + XP = Agilidade eXtrema

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Nos dias 07 e 28 de Julho foi realizado no auditório da Globalcode o minicurso Scrum + XP = Agilidade eXtrema, gostaria de agradecer a Globalcode pelo espaço concedido e pela força e também a todos que compareceram, pelo ótimo feedback que recebi.

Para maiores detalhes de como foi o mini-curso acesse o seguinte link no site da Globalcode.

Na apresentação, o intuito foi dar um enfoque teórico e prático de como funciona o Gerenciamento de Projetos Ágeis utilizando XP e Scrum, e no final uma explicação de como combinar as duas.

O que acabou agregando bastante a apresentação foi o próprio público, que iteragiu bastante, com perguntas sobre planejamento e estimativas em projetos ágeis. Foi apresentado alguns técnicas para "vender" Agile em um ambiente corporativo. Conversamos bastante sobre o papel de uma equipe de testes, como escrever os testes de aceite e unitário dentro do TDD, Refactoring, Integração Contínua, priorização dos itens de backlog, User Stories, Débito Técnico, enfim.. três horas pareceu pouco =)


Conforme solicitado pelos colegas, segue a apresentação.

Scrum + XP na prática

Ainda durante a apresentação, demonstrei um vídeo bem engraçado intitulado "O Alpinista", onde fiz uma analogia de um alpinista com gerentes de projeto.. momento bacana para quebrar um pouco o gelo. Segue abaixo o vídeo.



Bom, é isso aí pessoal, obrigado mais uma vez !!!

Scrum + XP = Diversão Garantida !!!