Agile Manifesto - Metodologias Ágeis

domingo, 23 de dezembro de 2007

Nos três úlimos anos, tenho tido a oportunidade de estudar e trabalhar em projetos que seguem metodologias própria ou de mercado, com enfâse em RUP e ulimamente para gestão de projeto tenho conhecido e aplicado algumas das boas práticas de mercado baseados no PMBOK. E tenho visto e sentido na pele que muitas vezes a metodologia e o preenchimento em exceço de templates / documentações tornam o projeto não muito produtivo. O que quero dizer que PMI é muito bom para Gerenciamento do projeto, mas isto não contempla o desenvolvimento do Software em si. Foi quando comecei a me interessar por metodologias ágeis para o desenvolvimento de software.De acordo com site oficial de metodologias ágeis (http://agilemanifesto.org/),
Desenvolvimento ágil segue os seguintes princípios:

  • A maior prioridade é satisfazer o cliente através de uma entrega de software com qualidade de maneira rápida e contínua.
  • Mudanças nos requisitos são bem vindas, mesmo em estágio avançado de desenvolvimento. Processos ágeis harmoniza a mudança para as vantagens competitivas do cliente.
  • Entrega de software funcional frequente, de questão de semana para questão de meses, de preferência em uma menor escala de tempo.
  • Analistas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto diarimente durante o projeto.
  • Desenvolver projetos com pessoas motivadas. Fornecer a essas pessoas o ambiente e suporte que eles precisam, e confiar nestas pessoas para obter o trabalho feito.
  • O método mais eficiente e efetivo de trocar informação e estar alinhado ao time de desenvolvimento é através da conversa face a face.
  • Software funcional é a medida primária do progresso.
  • Processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável.
  • Os sponsors, desenvolvedores e usuários devem ser manter um indefinido progresso constante.
  • Atenção contínua para excelência técnica e agilidade progressiva em design.
  • Simplicidade -- a arte de maximizar o volume de trabalho não realizado é essencial.
  • As melhores arquiteturas, requerimentos, e design partem de equips auto organizáveis.
  • Em intervalos regulares, o time reflete em como se tornar mais efetivo, então entram em sintonia e ajustam os comportamentos de acordo.
Eis alguns exemplos de metodologias ágeis:

  • Extreme Programming (XP)
  • DSDM
  • SCRUM
  • Crystal
  • Desenvolvimento Dirigido a Funcionalidade
  • Programação Pragmática
Aos poucos vou publicar um pouco deste extenso assunto.. mas o que posso dizer é dê uma olhada !!!

Campanha Relâmpago de Vouchers 2007 da Sun

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Galera, vamos aproveitar que até o dia 20/12 para cada voucher que é comprado você ganha outro na butija.. essa é a hora de certificar..

Tim Boudreau e Henry Story no Brasil

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Segunda Feira (05/12/2007) esteve em São Paulo Tim Boudreau o engenheiro senior da Sun e um dos criadores NetBeans, ele esteve em um Mini curso exclusivo da Globalcode, esteve falando sobre as mais recentes funcionalidades do NetBeans 6.0 tais como: Melhorias no editor; Suporte a Ruby/JRuby/Ruby on Rails; Instalação e atualização mais fáceis; Desenvolvimento de GUI Swing; Profiling; Web e Java EE; Mobilidade; SOA; UML; Melhorias na API da plataforma NetBeans.

Vinicius Senger e Tim Boudreau




Mauricio Leal da Sun fez uma demo das novas funcionalidades do NetBeans 6 para o desenvolvimento de aplicativos JavaME.













Nos próximos dias a Globalcode irá promover outro mini curso sobre Web Semântica com Henry Story, fiquem ligados pois as vagas se esgotam rapidamente...
Para quem não sabe Web Semântica é o rumo atual que a Web tem tomado e em um sentido mais amplo permitirá que homem e máquina trabalhem em cooperação. Hoje o grande desafio é desenvolver tecnologias e linguagens que tornem a informação legível para as máquinas, essa integração hoje em dia é possível graças ao XML (eXtensible Markup Language), ao RDF (Resource Description Framework) e arquiteturas de metadados..
A Web Semântica é associada ao Web 3.0 como um próximo passo na evolução da rede mundial de computadores. Ela tem como objetivo imediato de categorizar as informações aumentando assim a eficiência em mecanismos de ferramentas de busca como Google, Altavista, etc...

Estrutura de uma Rede Semântica

E no fim do mini curso, fui gentilmente convidade pela familia Senger para um jantar com os ilustres visitantes..

Jorge Diz, Henry Story, Vinicius Senger, Yara Senger, Tim Boudreau, Mauricio Leal e Wagner Santos


Para maiores informações sobre Web Semântica acesse http://www.w3.org/2001/sw/ da W3C.

Lançado a versão final do NetBeans 6.0

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Com quase um mês de atraso foi lançado oficialmente no dia 03/12/2007 a versão final do NetBeans 6.0, com várias melhorias, para aqueles que serem falaram mal do editor e da performance um recado.. Seus problemas acabaram !!
As mudanças mais significativas foram no editor de texto do IDE, onde podemos destacar.
* Code Completion Inteligente
* Coloração Semântica
* Refactoração Instantânea
* Preview com antes - depois de alteração
* Geração de código como sobrescrita de construtores, equals e hashCode
* Suporte a várias linguagens como Java, Ruby, C/C++, XML, HTML, RHTML, JavaScript, e JSP.

São muitas as novidades no novo IDE, não teria como destacar todas as novas funcs neste post, proponho a você desenvolvedor efetuar o download no site netbeans.org, que agora vem disponível em várias opções de download (figura abaixo).


e explore os tutoriais disponiveis no próprio site em tutoriais.

Ainda falando de NetBeans 6, a última edição da revista mundo java nº 26, foi publicada um artigo meu sobre as novas funcionalidades do NetBeans 6 com enfânse nas mudanças do editor e no desenvolvimento de aplicações Swing com as JSRs 295 e 296 (Beans Binding e Swing Application Framework) a revista ainda possui diversas máterias interessantes com foco em SOA.. sem dúvida uma ótima pedida..