Princípios, Padrões e Práticas para um Design Ágil na Java Magazine - Parte 3

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Em Janeiro, saiu a terceira e última parte do meu artigo Princípios, Padrões e Práticas para um Design Ágil na revista Java Magazine edição 86.
Na primeira e segunda parte desta série de artigos, publicados nas Edições 80 e 81, abordamos sobre fundamentos de arquitetura de software, padrões de projetos em uma arquitetura distribuída, analisamos como identificar sintomas de um software mal planejado, e como refatorar a sua aplicação para utilizar boas práticas de desenvolvimento OO.

Na última parte desta série, vamos analisar a fundo como funciona um Projeto XP, passando por todas as suas fases, e veremos também como adotar as práticas de engenharia da Extreme Programming para construir um software aplicando as melhores práticas de desenvolvimento OO
utilizando TDD e testes de aceitação.
Abordaremos os valores destas metodologias através do Manifesto Ágil, apresentando de maneira
clara como estes valores estão presentes na Extreme Programming. Analisaremos também, como a Arquitetura do Software é tratada em um projeto ágil e como algumas práticas do XP auxiliam na criação e evolução da Arquitetura. 
Por fim, é apresentado um estudo de caso onde implementaremos uma funcionalidade em um sistema fictício, mostrando desde a escrita da estória pelo cliente até sua implementação utilizando testes de aceite com o framework FitNesse e TDD.

0 comentários: