Widget SOUJava

quinta-feira, 10 de setembro de 2009


Já faz um tempo, que venho colaborando com o SOUJava, um dos maiores grupos de usuários Java no mundo, sem fins lucrativos. Após pequenas contribuições apresentando algumas palestras (localização, NetBeans Platform), nos últimos tempos tenho tido o privilégio de participar mais efetivamente com o grupo, que conta com a presença de pessoas como Bruno Souza, Mauricio Leal, Yara Senger, Mr. M, Fabio Velloso entre outros.

E uma das contribuições, junto com o grupo foi justamente na criação de um widget web para divulgação de eventos, notícias, reuniões para o SOUJava.

Esse widget foi desenvolvido utilizando o Zembly,  para quem não conhece, o Zembly é um ambiente de desenvolvimento no Browser criado pela Sun Microsystems, que permite um conceito novo chamado de programação social, muito similar a um Wiki. Com Zembly podemos criar aplicações para redes sociais como Facebook, Meebo, OpenSocial, aplicações web para o iPhone e outras plataformas sociais. E claro, permite criar web widgets

O widget que criamos (vide abaixo) é separado em cinco tabs, onde dispomos informações referentes aos eventos, reuniões, uma das abas (Notícias) é uma integração com o nosso feed. Periodicamente vamos atualizar o conteúdo do widget, sempre que surgir novidades.

O melhor disso tudo, é que VOCÊ desenvolvedor brasileiro, que possui algum site ou blog de tecnologia agora pode nos ajudar a divulgar os eventos promovidos pelo SOUJava e notícias do mundo Java, embutindo o widget em seu site, blog ou fórum.

Para divulgar nossos eventos é muito fácil, apenas copie o código javascript abaixo e inclua em seu blog ou site.


Segue abaixo, o widget em ação.

Diversão Garantida!!!

2 comentários:

Yara Senger disse...

Wagner,

Mais uma vez parabéns pela sua colaboração, não somente pelo benefício que isto trás ao grupo, mas pela forma de colaborar e aprender ao mesmo tempo.

Você é realmente gente que faz!

Um abraço!
Yara M. H. Senger

Wagner Santos disse...

Obrigado Yara!

Grande parte de tudo isso com certeza é a força imensa que você e o Vinicius tem me dado, tenho aprendido muito com vocês,

Estamos juntos !!!

Abraço,