[Profissão Java] Como me dei bem com Java

quinta-feira, 19 de março de 2009


No dia 07/03 ocorreu nas instalações da Faculdade Anhembi Morumbi, o evento Profissão Java, promovido pela Globalcode. Tive o prazer de participar deste encontro, ver grandes amigos, e contar um pouco da minha trajetória ..

Como sempre acontece nos eventos da Globalcode, o clima estava super bacana, a platéia estava bem animada, o pessoal bem interessado, percebi que o público, era um público jovem, que estão buscando conhecimento, e isto é muito importante.

Quando fui convidado para participar do quadro "Como me dei bem com Java", a primeira coisa que pensei foi "Puxa, mas será que me dei bem com Java ?", pois logo vem a minha mente os problemas cotidianos, e tal,.. não sei se me dei bem, mas graças a Deus consegui até o presente momento atingir minhas metas e objetivos profissionais. E junto com o crescimento profissional, vem as responsabilidades, e com certeza, para se dar bem em alguma coisa, é preciso ter maturidade e gostar muito do que faz, e nada melhor do que a experiência para alcançar a maturidade.

É assim que aconteceu com as metodologias de desenvolvimento, é assim que aconteceu com as linguagens de programação, é assim que aconteceu com as grandes empresas, com os grandes projetos, enfim, é assim que acontece na nossa vida..


Quando estamos iniciando a nossa carreira, são muitas as dificuldades que encontramos, a principio elas são técnicas, depois percebemos que conforme o tempo passa, não basta apenas o técnico, temos que ter outras habilidades para nos dar bem em uma empresa. Como:

  • Foco.
  • Entendimento do negócio.
  • Domínio das ferramentas.
  • Bom relacionamento com o cliente, ou entender o cliente (tudo bem, concordo que isto é uma arte).
  • Comprometimento.
  • Responsabilidade.
  • Ser auto-didata.

Na minha palestra, procurei dar várias dicas e orientações para os que estão iniciando e para os mais experientes que que querem progredir seus conhecimentos.

Nos slides abaixo mostro os passos necessários, onde deixei grandes dicas de livros, sites, feeds, etc... tipo um roadmap para o sucesso.



Basicamente, os passos que listei seguem a seguinte ordem, não necessariamente desse jeito, para a apresentação preferi fazer algo do tipo "Como você se dar bem com Java" ;). Então vamos lá:

1º Passo: Treinamentos

Para quem está começando, é super importante fazer treinamentos, por mais auto didata que você seja, o desafio é grande, e a curva se torna menor. Talvez compense mais você pagar por um bom treinamento (no meu caso fiz as 3 academias da Globalcode), do que tentar aprender tudo sozinho.

2º Passo: Certificações

Após fazer os treinamentos, se estes forem focados no core java (Java SE), e o desejo de ingressar no mercado de trabalho é grande, então, recomendo as certificações, invista em certificações, pois o investimento não é alto quanto uma faculdade e o retorno é rápido, é desejável que o estudante esteja cursando nível superior.

3º Passo: Livros Essenciais

Tendo conhecimento em Java e certicação, que tal aumentar o seu conhecimento? Segue uma lista de livros básicos em qualquer acervo de um programador.
  • Effective Java 2º Edition - Esse é um clássico, todo desenvolvedor tem a obrigação de ler este livro.
  • Java Concurrency in Practice - Com o advento de super processadores multi core, é conhecimento em Threads é um grande diferencial.
  • Todos os livros de Padrões de Projeto.
  • Patterns of Enterprise Application Architecture - Clássico da arquitetura de software, pelo tio Fowler, já ouviu falar de Domain Model, Active Record ?
  • Design Patterns - Elements of reusable OO Software - GoF, este não precisa de maiores comentários, porém, os exemplos estão em C++, se não for sua praia ou não quiser se arriscar, tente Head First - Design Patterns.
  • Core J2EE Patterns - Tá certo que grande parte dos padrões perdeu o sentido, pois muitos destes padrões os frameworks de hoje em dia já resolvem, mas ainda assim é uma ótima leitura.
  • Agile Software Development - Este livro também é um pouco antigo, mas é uma ótima referência, pois Robert C. Martin propõe o uso dos padrões em um ambiente ágil.
  • The Pragmatic Programmer - Ótimas dicas, para se tornar um ótimo programador.

4º Passo: Eventos:

Sempre que tiver a oportunidade de ir a algum evento, vá !!! Mesmo que te chamem de nerd, nos eventos você conhece novas pessoas, que passam ou passaram pelos mesmos problemas que você.
É uma chance de fazer network, trocar experiências, e conhecer novas tecnologias e tendências.

5º Passo: Por dentro das últimas.

Acesse os sites "quentes" de tecnologia, e seja o primeiro a comentar sobre novas tecnologias na sua turma.

InfoQ - http://www.infoq.com/
The Server Side - http://www.theserverside.com/
DZone Java - http://www.dzone.com/
Java Sun - http://java.sun.com/
java.net - http://www.java.net/
NetFeijão Brazil - http://netfeijao.blogspot.com/

6º Passo: Open Source.

Esse é o mais importante, pois é aqui que você vai colocar em prática tudo o que você aprendeu.
Participe de projetos open, entre no site java.net existem projetos de grande expressão, inclusive o Open JDK, GlassFish, e diversos projetos menores, além de aprender com os melhores desenvolvedores do mercado, é uma ótima chance de fazer Networking.


7º Outras dicas: Conhece outras áreas da sua empresa

Aprenda um pouco a área de infra-estrutura da sua empresa, as vezes ao falarmos de projeto, somente pensamos no bitcode, lembre-se que para suportar tudo isto, existem servidores, load balancing, memória, disco, cpu, etc. .. procure conhecer um pouco áreas como:
  • Rede
  • Telecomunicações
  • Sistemas Operacionais
  • Banco de Dados
  • Segurança
Lembre-se que por trás de um grande sistema, existe uma grande infra-estrutura.


8º Outras dicas 2: Super Feeds.

Feeds, Se você conhece Google Reader, ótimo, senão, conheça, e adicione os seguintes feeds na sua lista.


Deixo aqui os meus parabéns para a equipe da Globalcode, que vem trabalhando à anos com o projeto Open 4 Education, realizando eventos de altíssima qualidade, mini cursos, treinamentos, projetos, e o melhor, é tudo de GRAÇA!!

Bom, acho que é isso aí, com tudo isso dá para ganhar algumas horinhas..

Diversão garantida !!!!

2 comentários:

Daniel Della Savia disse...

Excelente tópico! Com certeza um ótimo guia, que mostra o "caminhos das pedras" para os iniciantes.

Wagner Santos disse...

Obrigado Daniel,

Se tiver outras dúvidas, fique a vontade para entrar em contato !

Abraço,