The Developers Conference 2008

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Nos dias 26 e 27 de Julho foi realizado o The Developers Conference 2008, um evento organizado pela Globalcode, com patrocinio da JBoss, UOL e a Locaweb. E posso dizer com certeza que este foi o melhor evento de Java no ano até o momento aqui no Brasil.

Tivemos uma série de palestras altamente técnicas distribuídas em 2 tracks, uma para Java e outra voltada mais para metologias ágeis.

Caption: Sr. Rubens, Renato Bellia, Melissa e Wagner

O evento agradou ambos os mundos tanto os amantes de metologias ágeis, quanto os amantes do Java,



Pude conferir as seguintes palestras:
Dia 25/07
  • KeyNote com Burr Suttler sobre a plataforma SOA da JBoss, passando um ótimo overview com algumas dicas práticas utilizando jBPM, Seam e Drools.
  • Arquiteturas SOA com ferramentas Open-Source com Edgar Silva, também outra ótima palestra com direito a uma demo com Rest / jBPM e Seam.
  • Depois fui ver a palestra do meu "guru" e amigo Renato Bellia, criador do framework Diamond Powder sobre arquiteturas de Persistência.
  • Uma introdução a Restful WebServices com uma interessante palestra com Rafael Nunes.
  • JSF 2.0 - Com o "pai da criança" Ed Burns, dando uma visão geral do que vem por aí..
  • Java Module System e OSGi em uma palestra com Vinicius Senger, que roubou a cena apresentado OSGi com uma animação usando Sketch up da Google.
  • Java EE 6: A Community Update com Reza Rahman, membro do expert group da JSR que define o EJB 3.1, dando uma geral nas novidades da plataforma Java EE 6.


Dia 26/07 Esse dia para mim foi muito produtivo também pude aproveitar muito bem as palestras, acompanhei o Key Note do Ed Burns, sobre o seu recente livro Secrets of the Rock Star Programmers nesta palestra Ed mostrou várias entrevistas com programadores famosos, um momento bem descontraído.
Depois assisti uma palestra muito boa do Manuel Pimentel sobre Modelagem Ágil, dando um overview sobre as metodologias ágeis. A seguir, acompanhei a palestra de Paulo Viragine da JBoss sobre o framework Seam, sem dúvida muito bem "mandada", dando várias dicas de produtividade com o JBoss Developer Studio.
Após a palestra sobre o JBoss Seam, assisti a palestra de Andre Piza da UOL, sobre SCRUM e o case de como eles trabalham e implementaram na UOL, para mim foi muito interessante também, pois pude ver de perto o que o pessoal esta fazendo e o que está dando certo na UOL, recentemente tirei a certificação de Scrum Master e estou tendo a oportunidade de aplicar esta metodologia na empresa que estou prestando serviços atualmente.
Depois acompanhei a palestra Dr. Spock e do Ricardo Jun sobre o leque de opções do Spring, para mim foi interessante, pois para ser sincero não tive a oportunidade de desenvolver com esta tecnologia ainda.


E por fim, acompanhei o que para mim foi um dos momentos mais interessantes do evento, que foi o Painel Gestão, metodologias e processos de software mediado muito bem pelo Jorge Diz da Globalcode, com a presença de vários caras feras no desenvolvimento ágil como Vinicius Teles da ImproveIT, Manoel Pimentel (Visão Agil), André Piza (UOL), Juan Bernabó (TeamWare), Enio Stein (Paggo), José Papo (BRQ) e o pobre Marcos Dorça da Borland levantando a bandeira do CMMI, tive o privilégio de ser o primeiro a fazer uma pergunta (que ficou sem resposta) ao grupo quando foi aberto para o público, e perguntei para o Marcos Dorça como o cara faz para aplicar um modelo de maturidade baseado em CMMI utilizando uma metodologia ágil como SCRUM sem ferir os princípios de agile (entendeu porque ficou sem resposta :D). O que acabou levantando uma polêmica e o pobre rapaz acabou sendo sufocado pelos colegas... mas falando sério, foi um painel muito legal onde todos interagiram e puderam dar os seus pontos de vista !



No geral o evento foi muito bom por outros fatores, pude encontrar amigos como Renato Bellia, Mauricio Leal, Leandro Vil, Vinicius e Yara Senger, Kleber, Melissa, Waldir, Ana, Luca, Edgar Silva, Ed Burns, Jorge Diz, Juan Bernabó, Alessandro Lazarotti, Jefferson Prestes, Fabiano Silva entre outros e também pude conhecer caras incríveis como Reza Rahman, Bruno Ghisi e o Ricardo do GUJSC, Manuel Pimentel e Felipe Rodrigues, este último acabei tendo um contato maior agora com a InfoQ Brasil por intermédio do Manuel Pimentel, ou seja, o evento foi um ótimo local para fazer um network, muito importante na nossa área.



















Só achei uma pena uma coisa, pois não pude assistir as outras palestras, como a do Mister M sobre Java SE 7, o comparativo de frameworks, extreme programming e muitas outras.




No mais, parabéns para a Globalcode, e um parabéns especial para o Leandro Vil e para a Yara Senger que organizaram o evento na "unha", espero participar mais vezes desta festa !!!

Sucesso !!!

Fotos do evento

0 comentários: