O que podemos esperar do NetBeans 6.1 ?

sexta-feira, 18 de abril de 2008


Foi lançado recentemente o Release Candidate 1 do novo NetBeans 6.1, ao terminar e instalação, a primeira coisa que pude observar foi o aumento extraordinário de performance em comparação com a versão 6.0, esta aproximadamente 40% mais rápido em performance..

Desempenho

Abaixo segue dois prints mostrando o gerenciador de tarefas com o consumo do NetBeans 6.0 (203.736 K) e o NetBeans RC 1 (170.248 K), ainda o consumo é grande, mas com certeza já é uma grande melhoria.


Consumo de memória no NetBeans 6.0

Consumo de memória no NetBeans 6.1 RC.1



Entre as melhorias foram feitas diversas otimizações para redução do I/O e acesso ao disco, essa é a grande mágica que tornou a resposta muito mais rápida, principalmente em ambientes de rede. Foi alterado também o algoritmo para o parsing incremental no editor Java e JSP, aumentando a velocidade na resposta do auto completion, para este último foram feitas alteração no caching, gerenciamento de memória e nos algoritmos de alteração.
Outro recurso que consumia muito recurso da máquina era o pacote Visual Web, quem baixar a nova versão
irá notar uma grande diferença na abertura das páginas, menor consumo de memórias entre outras melhorias...


Biblioteca Compartilhada

Outra novidade bacana são as novas bibliotecas compartilhadas, antes se eu tinha que compartilhar bibliotecas em um ambiente multi usuário, isso só seria possível se eu criasse um projeto NetBeans Platform e "amarrasse" a biblioteca que criei a um Java SE Library Descriptor, e distruibui-se como um nbm, mas como poucos conhecem as funcionalidades do NetBeans Platform, isso se tornou uma prática pouco comum, na nova versão para utilizar uma biblioteca compartilhada basta no momento da criação do projeto (web, enterprise, java desktop) utilizar a opção "Use Dedicated Folder for Storing Libraries" ao clicar nessa opção, o projeto irá incluir as libraries no classpath.
















Para projetos antigos, é possível incluir as bibliotecas compartilhadas, para isso entre nas propriedades de um projeto, na categoria "Libraries" e clique no botão Browse... em Libraries Folder, basta escolher a pasta onde estão armazenadas as libs e clicar em Next, neste passo (Actions) é possível definir o comportamento das libs armazendas, podemos copiar as os arquivos jar para uma nova pasta de libraries (opção default), podemos utilizar o caminho relativo para os arquivos Jar, podemos utilizar o caminho absoluto para os arquivos Jar, ou utilizar a pasta selecionada mesmo.










































JavaDoc



Outra boa novidade é o suporte as tags do JavaDoc, quem é que nunca tentou o auto complete em um comentário, pois bem , agora isso é possivel.



AutoComplete em JavaDoc para classe



AutoComplete em JavaDoc para método.


Suporte ao MySQL

Desde que a Sun comprou a MySQL o suporte a este banco de dados no NetBeans só vem aumentando, na versão 6.1 já existe uma infra pronta para o MySQL, se você já possui um servidor do MySQL instalado basta registrar o servidor acessando a tab services e clicar com o mouse em cima de Database, e selecionar a opção "Register MySQL Server"(foto abaixo),e preencher o formulário, perceba que é só indicar o caminho da ferramenta de administração do MySql, que é possível dentro do NetBeans abrir e acessar a ferramenta de adminstração, mais facilidades na criação de novos bancos, ...





Registrar um servidor existente e configuração de Admistrator Tool

Editor de JavaScript

Outra ótima novidade são as diversas melhorias no editor de JavaScript, na verdade, todos os beneficios do novo editor do NetBeans 6.0 / 6.1 foram implementados no editor JavaScript, ainda de quebra é disponibilizado a documentação baseada no arquivo javascript.. Perfeito !!


Na nova versão ainda foram disponibilizadas diversas novidades como novos os componentes na biblioteca Ajax (WoodStock), melhorias em Ruby, e finalmente um Suporte ao framework Spring, entre outras novidades..

Baixe a nova versão no site netbeans.org ..

Esse post é para integrar o concurso de blog do NetBeans, no link http://www.netbeans.org/competition/blog-contest.html


Diversão Garantida !!!

1 comentários:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Smartphone, I hope you enjoy. The address is http://smartphone-brasil.blogspot.com. A hug.