Certified Scrum Master (Scrum Alliance)

quarta-feira, 30 de abril de 2008












Recentemente tirei o certificado de Scrum Master fazendo um treinamento pela TeamWare, quem deu o treinamento foram os americanos Chris Doss e David B. Douglas, e o foco do treinamento é o de efetivamente treinar Scrum Masters.
O papel do Scrum Master é o mesmo de Gerente de Projeto, mais o Scrum Master não tem autoridade sobre o Product Owner ou a Equipe, ele é responsável apenas de seguir o processo Scrum conforme descrito, atuam como um coach , auxiliando o Product Owner e a Equipe a entender melhor como realizar o seu papel dentro do processo.
O treinamento foi totalmente ministrado em inglês e teve uma abordagem altamente prática sendo apresentado vários cases.
O treinamento focou os seguintes pontos:

  • Estimativa de esforço / tempo, utilizamos o planning poker.
  • Sprint Planning baseado em um case (com um PB já definido), onde fizemos a priorização dos Sprints.
  • Execução do Sprint.
  • Desenvolvemos nosso próprio modelo de Sprint Backlog.
  • Formas de comunicação com o Product Owner.
  • Sprint Demos (com direito a criação de protótipos e tudo mais).
  • Retrospectivas
  • Como buscar feedback.
  • Melhores Práticas
Minhas observações:
O curso foi bom, entretanto, acho que deveria estar explícito que para participar deste treinamento, o camarada precisa ter pelo um conhecimento prévio do assunto ou estar trabalhando com a metodologia.
Na minha opinião deveria ter uma prova de conceito para avaliar os conhecimentos do aluno.
Outra coisa, o treinamento como eu disse, é para formar SCRUM MASTERS, o curso não ensina como você pode definir a quantidade de pontos de estória que você pode incluir no seu Sprint. Como posso estimar a velocidade da minha equipe ? Como faço a estimativa de disponibilidade da equipe por Sprint ? Como posso analisar os Sprints anteriores no momento de planejar um novo Sprint ? Não foi explicado qual é a melhor maneira de você montar um taskboard, ou como calcular um gráfico burndown ? Como posso estimar dias VS horas ?
Digo isso para que você saiba que não vai encontrar estes tópicos, se você estiver procurando um curso de como fazer Scrum, eu não recomento este curso, recomendo que você faça um treinamento no mercado.
Enfim, o treinamento foi focado em gestão, e em como o Scrum Master deve se comportar e qual é o seu papel. E acho que o curso cumpriu o seu objetivo.

0 comentários: