Certificação SCBCD 5 (CX-310-091) - Guia de Estudo

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Recentemente tive a felicidade de passar a prova da certificação SCBCD 5.0 com o score de 75%.. não fui muito bem em JPA, pois acabei subestimando a esta parte por conta da experiência que tenho com persistência, enfim ao todo foram 61 perguntas tive e fui avaliado nas seguintes seções:
---------------------------------------------------------------

  • EJB 3.0 Overview
  • General EJB 3.0 Enterprise Bean Knowledge
  • EJB 3.0 Session Bean Component Contract & Lifecycle
  • EJB 3.0 Message-Driven Bean Component Contract
  • Java Persistence API Entities
  • Java Persistence Entity Operations
  • Persistence Units and Persistence Contexts
  • Java Persistence Query Language
  • Transactions
  • Exceptions
  • Security Management
---------------------------------------------------------------

Como fiquei alguns meses me preparando para esta prova, tive a oportunidade de conhecer as melhores fontes na Web para a preparação desta certificação tão almejada.

Mocks (Simulados):

JavaBeat - http://www.javabeat.net/javabeat/scbcd5/mocks/

Esse site possui 4 mocks bem interessantes,..

Existem também softwares comerciais ($$) de simulados conforme os links que segue, mas o 3 possuem uma versão demo para download, com várias questões, vale a pena baixar pelo menos a versão demo pois as questões são bem similares ao exame real.


Resumos (Notes) de estudo

Esse site (Java Boot) é ótimo pois oferece um material completo de cada tópico abordados nos objetos, ALTAMENTE RECOMENDADO.

Java Boot -http://java.boot.by/scbcd5-guide/

Livros:

Bom eu li todo o livro Enterprise JavaBeans 3.0 (5th.Edition)


Outro otimo livro para estudo é o Mastering Enterprise JavaBeans 3.0 que pode ser baixado FREE neste link no site ServerSide.com

E li alguns capítulos do Java EE Tutorial 5 da Sun, mais precisamente os capítulos:

Capítulo 1 - Overview.
Leitura que fornece um overview da arquitetura de servidores Java EE, os tipos de serviços que os servidores que são certificados devem implementar, e conceitos de aplicações distríbuidas, os papéis do devenvolvimento (Bean Provider, Application Assemblem, Deployer, etc...) é bom conhecer bem estes papéis, pois caiu na prova não uma, mas várias questões que exigem o conhecimento dos papéis no desenvolvimento de software corporativo. Depois vamos pular para o Capítulo 20, que aborda o assunto de EJBs em uma visão macro, é interessante estudar também o Capítulo 21, que ensina como iniciar o desenvolvimento em EJB, o Capítulo 22 que apresenta códigos de exemplo para Session Beans, o Capítulo 23 que aborda de maneira prática Message Driven Beans, os Capítulos 24, 25, 26 e 27 que aborda Java Persistence API, é bom estudar também segurança nos Capítulos 28 e 29 se você não conhece JMS, não é prioritário saber para o exame mas como o exame aborda MDB recebendo mensagens de JMS é bom ler o capítulo 31 e 32 que é feito um pente fino, outro capítulo muito importante é o Capítulo 33 que aborda transações (Transactions) , e por fim os Capítulos 34 e 35 que abordam JNDI ENC e Conectores respectivamente..


Segue o link que pode ser baixado no site da Sun ou pode ser navegado online neste link: Tutorial Java EE 5.

Outro site muito importante para quem deseja tirar qualquer certificação é o JavaRanch, o link para SCBCD 5 é o http://faq.javaranch.com/java/ScbcdLinks#scbcd50


É isso aí, Boa Sorte e com todo esse material, com certeza a diversão é garantida !!!!

4 comentários:

Krishna disse...

JavaBeat is providing SCBCD 5.0 Mock Exam Questions for very cheap price.

Unknown disse...

Não caiu nada sobre Entity Beans?

Luciano Assis Dantas disse...

Ótima postagem amigo, será de grande utilidade.

Abraço.

Daniel disse...

Wagnão, estava procurando no google algo sobre a existência de uma certificação em hibernate e qual não foi a minha surpresa ao me deparar com esse seu antigo post com as suas dicas sobre o SCBCD... Mais uma vez parabéns pelo empenho! grande abraço!