Agile Manifesto - Metodologias Ágeis

domingo, 23 de dezembro de 2007

Nos três úlimos anos, tenho tido a oportunidade de estudar e trabalhar em projetos que seguem metodologias própria ou de mercado, com enfâse em RUP e ulimamente para gestão de projeto tenho conhecido e aplicado algumas das boas práticas de mercado baseados no PMBOK. E tenho visto e sentido na pele que muitas vezes a metodologia e o preenchimento em exceço de templates / documentações tornam o projeto não muito produtivo. O que quero dizer que PMI é muito bom para Gerenciamento do projeto, mas isto não contempla o desenvolvimento do Software em si. Foi quando comecei a me interessar por metodologias ágeis para o desenvolvimento de software.De acordo com site oficial de metodologias ágeis (http://agilemanifesto.org/),
Desenvolvimento ágil segue os seguintes princípios:

  • A maior prioridade é satisfazer o cliente através de uma entrega de software com qualidade de maneira rápida e contínua.
  • Mudanças nos requisitos são bem vindas, mesmo em estágio avançado de desenvolvimento. Processos ágeis harmoniza a mudança para as vantagens competitivas do cliente.
  • Entrega de software funcional frequente, de questão de semana para questão de meses, de preferência em uma menor escala de tempo.
  • Analistas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto diarimente durante o projeto.
  • Desenvolver projetos com pessoas motivadas. Fornecer a essas pessoas o ambiente e suporte que eles precisam, e confiar nestas pessoas para obter o trabalho feito.
  • O método mais eficiente e efetivo de trocar informação e estar alinhado ao time de desenvolvimento é através da conversa face a face.
  • Software funcional é a medida primária do progresso.
  • Processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável.
  • Os sponsors, desenvolvedores e usuários devem ser manter um indefinido progresso constante.
  • Atenção contínua para excelência técnica e agilidade progressiva em design.
  • Simplicidade -- a arte de maximizar o volume de trabalho não realizado é essencial.
  • As melhores arquiteturas, requerimentos, e design partem de equips auto organizáveis.
  • Em intervalos regulares, o time reflete em como se tornar mais efetivo, então entram em sintonia e ajustam os comportamentos de acordo.
Eis alguns exemplos de metodologias ágeis:

  • Extreme Programming (XP)
  • DSDM
  • SCRUM
  • Crystal
  • Desenvolvimento Dirigido a Funcionalidade
  • Programação Pragmática
Aos poucos vou publicar um pouco deste extenso assunto.. mas o que posso dizer é dê uma olhada !!!

Campanha Relâmpago de Vouchers 2007 da Sun

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Galera, vamos aproveitar que até o dia 20/12 para cada voucher que é comprado você ganha outro na butija.. essa é a hora de certificar..

Tim Boudreau e Henry Story no Brasil

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Segunda Feira (05/12/2007) esteve em São Paulo Tim Boudreau o engenheiro senior da Sun e um dos criadores NetBeans, ele esteve em um Mini curso exclusivo da Globalcode, esteve falando sobre as mais recentes funcionalidades do NetBeans 6.0 tais como: Melhorias no editor; Suporte a Ruby/JRuby/Ruby on Rails; Instalação e atualização mais fáceis; Desenvolvimento de GUI Swing; Profiling; Web e Java EE; Mobilidade; SOA; UML; Melhorias na API da plataforma NetBeans.

Vinicius Senger e Tim Boudreau




Mauricio Leal da Sun fez uma demo das novas funcionalidades do NetBeans 6 para o desenvolvimento de aplicativos JavaME.













Nos próximos dias a Globalcode irá promover outro mini curso sobre Web Semântica com Henry Story, fiquem ligados pois as vagas se esgotam rapidamente...
Para quem não sabe Web Semântica é o rumo atual que a Web tem tomado e em um sentido mais amplo permitirá que homem e máquina trabalhem em cooperação. Hoje o grande desafio é desenvolver tecnologias e linguagens que tornem a informação legível para as máquinas, essa integração hoje em dia é possível graças ao XML (eXtensible Markup Language), ao RDF (Resource Description Framework) e arquiteturas de metadados..
A Web Semântica é associada ao Web 3.0 como um próximo passo na evolução da rede mundial de computadores. Ela tem como objetivo imediato de categorizar as informações aumentando assim a eficiência em mecanismos de ferramentas de busca como Google, Altavista, etc...

Estrutura de uma Rede Semântica

E no fim do mini curso, fui gentilmente convidade pela familia Senger para um jantar com os ilustres visitantes..

Jorge Diz, Henry Story, Vinicius Senger, Yara Senger, Tim Boudreau, Mauricio Leal e Wagner Santos


Para maiores informações sobre Web Semântica acesse http://www.w3.org/2001/sw/ da W3C.

Lançado a versão final do NetBeans 6.0

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Com quase um mês de atraso foi lançado oficialmente no dia 03/12/2007 a versão final do NetBeans 6.0, com várias melhorias, para aqueles que serem falaram mal do editor e da performance um recado.. Seus problemas acabaram !!
As mudanças mais significativas foram no editor de texto do IDE, onde podemos destacar.
* Code Completion Inteligente
* Coloração Semântica
* Refactoração Instantânea
* Preview com antes - depois de alteração
* Geração de código como sobrescrita de construtores, equals e hashCode
* Suporte a várias linguagens como Java, Ruby, C/C++, XML, HTML, RHTML, JavaScript, e JSP.

São muitas as novidades no novo IDE, não teria como destacar todas as novas funcs neste post, proponho a você desenvolvedor efetuar o download no site netbeans.org, que agora vem disponível em várias opções de download (figura abaixo).


e explore os tutoriais disponiveis no próprio site em tutoriais.

Ainda falando de NetBeans 6, a última edição da revista mundo java nº 26, foi publicada um artigo meu sobre as novas funcionalidades do NetBeans 6 com enfânse nas mudanças do editor e no desenvolvimento de aplicações Swing com as JSRs 295 e 296 (Beans Binding e Swing Application Framework) a revista ainda possui diversas máterias interessantes com foco em SOA.. sem dúvida uma ótima pedida..

Android - E o império Google contra ataca !!!

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

A Google lançou recentemente um sistema operacional OPEN SOURCE para concorrer com symbian, palm os, etc.. no ramo de dispositivos móveis, ele utiliza como kernel o Linux e como linguagem o Java

Arquitetura


Funcionalidades

  • Application framework enabling reuse and replacement of components
  • Dalvik virtual machine optimized for mobile devices
  • Integrated browser based on the open source WebKit engine
  • Optimized graphics powered by a custom 2D graphics library; 3D graphics based on the OpenGL ES 1.0 specification (hardware acceleration optional)
  • SQLite for structured data storage
  • Media support for common audio, video, and still image formats (MPEG4, H.264, MP3, AAC, AMR, JPG, PNG, GIF)
  • GSM Telephony (hardware dependent)
  • Bluetooth, EDGE, 3G, and WiFi (hardware dependent)
  • Camera, GPS, compass, and accelerometer (hardware dependent)
  • Rich development environment including a device emulator, tools for debugging, memory and performance profiling, and a plugin for the Eclipse IDE

Abaixo esta um demo de um engenheiro da Google que desenvolve uma aplicação em cima do Eclipse :-/,



Para quem quiser se aprofundar visite o canal exclusivo para desenvolvedores do Android no Youtube http://www.youtube.com/AndroidDevelopers, com vários tutoriais em video, uma atenção especial ao vídeo de apresentação do so com Sergey Brin dando uma introdução e um de seus engenheiros (Steve) fazendo uma demo de várias funcs...




Posso estar enganado mas estas funcionalidades me fazem lembrar algo ?? Será o iphone ..

Para efetuar o download do SDK clique aqui.

Esta disponível também um plugin para o Eclipse.

Diversão garantida !!!

Montando Wiki com JSPWiki

sábado, 17 de novembro de 2007

Muito se tem falado de wiki, que podemos utilizar em diversos cenários ... mas o que é Wiki ?

O termo wiki (pronunciado "viquie" ou "uikie" no Alfabeto fonético internacional) e WikiWiki são utilizados para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto ou o software colaborativo usado para criá-lo. Wiki significa "super-rápido" no idioma havaiano. Já em maori Wiki significa "fim-de-semana". É também a forma diminutiva de Wikitoria, versão Maori do popular nome cristão Victoria
Podemos dizer que Wiki é uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. O que torna bastante prático, a reedição e futuras visitas.
Wiki é WEB 2.0
Um exemplo clássico de wiki é site wikipedia que é um dos pioneiros neste segmento.


Wikis são verdadeiras mídias hipertextuais, com estrutura de navegação não-linear. Cada página geralmente contém um grande número de ligações para outras páginas. Páginas com navegação hierárquica são freqüentemente usadas em grandes wikis, mas não devem ser usadas. As ligações são criadas usando-se uma sintaxe específica, o chamado "padrão link".
Existem no mercado diversas implementações de wiki open source (php, java, etc...) , veja tabela abaixo, para as opções disponíveis em java, podemos destacar o JSPWiki, que é o mais consolidado no momento dos open source, inclusive é a base do Wiki que vem junto como o JBoss Seam..

Nome
Site
Tecnologia
Valor
Tiddlywiki
JavaScript
Free
Very Quick Wiki
JAVA
Free
JAMWiki
JAVA
Free
Snipsnap
?
Free
JSPWiki
JAVA
Free
Confluence
JAVA
US$8000
Chiki Wiki
JAVA
Free
Usemodj Wiki
JAVA
Free
yawiki
PHP
Free
XWiki
JAVA
Free
Clearspace
JAVA
U$29950

JSPWiki é uma implementação open source de wiki, é totalmente desenvolvido em Java e possui várias funcionalidades,
É possível integra-lo com Single Sign On, JDBC para validação em banco, LDAP, e o default que é o armazenamento das informações em arquivos XML..

Edição
Na versão atual possui até um editor de texto para os usuários mais leigos com diversas funções para facilitar a edição do texto. Similar a editores de texto como Word.

Criação de Páginas
Para criar uma nova página basta criar um link apontando para uma página que não existe. Clicar no link, que neste momento deve aparecer uma interrogação (?), que ao ser clicado será direcionado para um editor de novas páginas.

Outras funcionalidades interessantes.
  • Possibilidade de extensão da Wiki com a Inclusão de plugins.
  • Possível incluir variáveis. Ex: [{$pagename}]
  • Enriquecer a página utilizando arquivos CSS.
Segurança
Overview
JSPWiki 2.4 contém um conjunto rico e flexível de funcionalidades. O que torna JSPWiki totalmente prático para deployments em partes ou como uma intranet corporativa. Entretanto, o sistema de segurança dos subsistemas do JSPWiki é altamente customizável, geralmente a configuração padrão é o suficiente para iniciar o desenvolvimento. Entre as funcionalidades principais podemos destacar.

Funcionalidade
Descrição
Anonimato e Confiabilidade
Usuário pode ser anônimo, autenticado parcialmente e autenticado.
Gerenciamento de identidade
Usuários podem se cadastrar na Wiki, criando um profile com password. Após logar o usuários podem gerenciar seus profiles. Permite armazenar / validar os seus dados (user, pass) em banco de dados, servidores LDAP, etc...
Grupos
Possibilidade de criar grupos de usuários com um wizard simples.Podendo ser adicionados para ACLs para restringir acesso á páginas particulares.
Roles
Usuários podem possuir roles especiais (ex: “Admin” que são associados aos seus usuários.
Integração Corporativa
Política de segurança seguem o padrão J2SE (file sintax), o local dos arquivos pode ser customizado por administradores. Gerenciado pelo JAAS, Wiki pode utilizar validações condicionais fornecidor pelo web conteiner Java EE, gerenciamento de autenticação pelo conteiner para conexão nos componentes de segurança como LDAP, Single Sign ON, PAM, Kerberos e Activity Directory.

Templates

Outra opção interessante é a criação de novos templates, no site do JSPWiki, existem uma série de templates disponíveis para download e a ferramenta tem total suporte para a criação de novos templates.


Mecanismo de busca

O mecanismo de busca é baseado no Apache Lucene.

Linguagem Própria

Wiki possui uma linguagem própria, quando criamos ou salvamos uma página wiki, na verdade estamos criando uma página .txt que ao acessarmos pelo wiki, a engine da ferramenta converte essa linguagem própria para uma página .html com as devidas tags.

---- = make a horizontal ruler. Extra '-' is ignored.
\\ = force a line break

[link] = create a hyperlink to an internal WikiPage called 'Link'.
[this is also a link] = create a hyperlink to an internal WikiPage called
'ThisIsAlsoALink' but show the link as typed with spaces.
[a sample|link] = create a hyperlink to an internal WikiPage called
'Link', but display the text 'a sample' to the
user instead of 'Link'.
~NoLink = disable link creation for the word in CamelCase.
[1] = make a reference to a footnote numbered 1.
[#1] = mark the footnote number 1.
[link] = create text '[link]'.

!heading = small heading with text 'heading'
!!heading = medium heading with text 'heading'
!!!heading = large heading with text 'heading'

''text'' = print 'text' in italic.
__text__ = print 'text' in bold.
{{text}} = print 'text' in monospaced font.
[text|] = print 'text' underscored (dummy hyperlink)
* text = make a bulleted list item with 'text'
# text = make a numbered list item with 'text'

;term:ex = make a definition for 'term' with the explanation 'ex'

Plugins

Essa é a minha opção preferida, a de adicionar novos plugin, o JSPWiki vem com suporte para a criação de novos plugin e no próprio site esta disponivel diversos plugins para download, basta baixar e instalar..

Existem plugins para visualização de pdf, excel, flash,, opção para rodar applets, cvs, google maps entre outros,...

Quem se interessou eu recomendo visitar o site www.jspwiki.org, baixar o código fonte, ver os tutoriais ... diversão garantida !!!!

Conexão Java 2007

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Nos dias 9 e 10 de Novembro será realizado o evento Conexão Java, com uma programação bem diversificada, um dos destaques é o keynotes com Carlos Villela, o cara trabalha na ThoughtWorks de Londres, a conceituada consultoria que tem como seu chief scientist ninguém mais que Martin Fowler. Villela vem falar um pouco sobre as velhas e as novas arquiteturas, os grandes mitos e metodologias ágeis.

Haverá dois auditórios nos dias do evento, um para as palestras técnicas e outro para os hands-on,
Os preços para quem irá participar apenas das paletras esta R$ 45,00 e o hands on sai por R$ 149,00.

Para maiores informações acesse http://www.temporealeventos.com.br/?area=5

Tutorial de Java - Inglês

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Segue abaixo um curso interessante de Java que encontrei no Youtube,, espero que seja util..

Java Video Tutorial 1: Installing the Java Development Kit



Java Video Tutorial 2: Hello World!



Java Video Tutorial 3: Variables and Arithmatic (Part1)



Java Video Tutorial 3: Variables and Arithmatic (Part2)



Java Video Tutorial 4: If Statements



Java Video Tutorial 5: Object Oriented Programming



Java Video Tutorial 6: Loops



Java Video Tutorial 7: Switch Statements



Java Video Tutorial 8: Arrays



Java Video Tutorial 9: Exceptions

CodeGen - hashCode() e equals(Object) no Netbeans 5.5.1

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Só agora que na nova versão do NetBeans 6.0 é que é possível na IDE criar os métodos equals() e hashCode(Object), o que na verdade é uma mão na roda para muitos desenvolvedores, encontrei alguns desenvolvedores como Vinicius Senger da Globalcode e Jefferson Prestes do time de tradução que me disserem que abriam o eclipse apenas para utilizar o recurso de criação destes métodos....
Pensando nisso, como fazia um tempo que não mexia na plataforma netBeans, decidi criar um plugin para a comunidade e de quebra relembrar as APIs da plataforma.
E o plugin faz justamente isto, gera os métodos equals e hashCode baseados nos campos da classe que esta em foco no editor, o método criar os métodos respeitando o contrato de implementação.

Onde o contrato nos diz que para implementar uma relação equivalente em referencias de objetos não nulo o método:

  • É reflexivo: para qualquer valor de referencia not null para x, x.equals(x) deve retornar true.
  • É simétrico: para qualquer valor de referencia not null para x e y, x.equals(y) deve retornar true se e somente se y.equals(x) retornar true.
  • É transitivo: para qualquer valor de referencia not null para x, y, e z, se x.equals(y) retornar true e y.equals(z) retornar true, então x.equals(z) deve retornar true.
  • É consistente: para qualquer valor de referencia not null para x e y, multiplas invocações de x.equals(y) consistentemente retornarão true ou consistentemente retornarão false.
  • Para qualquer valor de referencia not null para x, x.equals(null) deve retonar false.

Como não poderia deixar de ser, temos que seguir um contrato para seguir hashCode que é:
  • Sempre que for invocado no mesmo objeto mais de uma vez durante a execução de uma aplicação Java, o método hashCode deve sempre retornar o mesmo integer.
  • Se dois objetos são iguais de acordo com a execução do método equals(Object), então chamar o método hashCode em cada um dos dois objetos deve produzir o mesmo resultado inteiro.
  • Não é obrigado que se dois objetos são diferentes de acordo com a execução do método equals(Object) que chamando o método hashCode em cada um dos dois objetos deve produzir resultados inteiros distintos. Entretanto, o programador deve ter cautela, pois produzir resultados inteiros distintos para objetos diferentes podeve causar problemas de performance ao utilizar hashtables.
Essas são as regras para se implementar equals(Object) e hashCode(), além de seguir estas regras o plugin segue a espeficação de Joshua Bloch para a implementação destes métodos no livro Effective Java. Portanto talvez você pode achar a implementação bem similar a forma do eclipse produzir estes métodos.
Segue abaixo alguns screenshots do plugin. O plugin esta internacionalizado, disponivel para inglês e português.
Para instalar o plugin efetue o download do arquivo nbm no portal de plugin do netbeans clicando aqui.
Após instalar o nbm espere enquanto o netBeans faz um "hot deploy", após a instalação, para utilizar o plugin, no editor de um arquivo java basta acessar o menu Refatorar > Implementar hashCode() e equals(Object) ou clicando com o botão direito do mouse e acessando o menu pop up Refatorar > Implementar hashCode() e equals(Object).

Após pressionar o botão será apresentado uma JDialog disponibilizando as fields que você deseja implementar nos métodos.



Após pressionar ok, pronto o código esta pronto =) ,, fácil não.. Eclipse para que ? hehe

E ele até que é esperto, se você tentar criar os métodos em uma classe que já possui os métodos, o plugin dá mensagem.


Se sua classe tiver só a classe equals e quiser só o hashCode por exemplo, ele é bem compreensivo..

Bom é isso, esse é um plugin bem simples, mas que ajuda muito no dia a dia.. peço aos meus queridos amigos que baixem este plugin e testem, se tiver dúvidas ou sugestões, é só avisar.

The Developers Conference - Parte 2

terça-feira, 18 de setembro de 2007



Sábado foi o segundo dia do evento, logo de manhã já se via a correria do Leandro e a galera da Global para preparar o palco para a primeira palestra do dia "Usando JavaFX para aplicações Java EE", o palestrante Jorge (instrutor da Globalcode) começou um pouco nervoso, mas depois que começou, ficou mais calmo, talvez por ser a primeira palestra do dia e ser sábado, percebia-se que a galera estava um pouco com sono mas depois da palestra veio o coffee break e a galera começou a ficar mais animada.
Para a segunda palestra do dia foi uma grande surpresa, pois no lugar da palestra "JavaServer Faces: utilitários e componentes" ninguém mais que Ed Burns voltou para um segundo Key Notes, agora mais técnico, onde pode se aprofundar no JSF, expondo as falhas da atual versão e propondo várias idéias, ponto para Vinicius Senger, que ao montar um esquema de segurança baseado em Anotations conseguiu uma vaga no Expert Group da especificação do JSF 2.0, é o Brasil sendo muito bem representado..
Logo após o Key Notes, Melissa Villela juntamente com a Yara apresentou a paletra "Ajax com JavaServer Faces e Struts" com a dificil tarefa de pegar uma galera pós Ed Burns, a palestra foi muito boa, com ótimas dicas ao frameworks JBoss Seam e Ajax4JSF com exemplos de Drag and Drop e outros componentes.
Todos dispensados para o almoçar no florido Shopping "Frei Boneca", a galera voltou pronta para assistir a próxima palestra com o tema "SOA na prática: integrando .NET com Java EE" apresentado por Renato Bellia e Vinicius, mostrando na prática a integração de uma aplicação .NET e Java EE por Web Services,,,
Nem terminou a palestra de SOA, entrou a equipe de instrutores (Eliane e Ricardo) para apresentar a palestra de "Segurança em aplicativos Web com Java EE", com ótimas exemplos de criptografia e segurança da informação com algoritmos hash..
No final foi reservado para um Painel do Futuro: Java EE 6 - Java SE 6 - Java SE 7 - Web 3.0,, infelizmente não pude assistir este painel apresentado por Bruno Souza, Mauricio Leal, FabioVelloso, Ed Burns e Vinicius Senger..
O que posso dizer é que o evento foi altamente técnico, teve muito a agregar principalmente para os desenvolvedores mais experientes e deixou um gostinho de quero mais, a equipe toda da Globalcode esta de parabéns, só vamos torcer que o ano que vem ocorra mais uma vez ..

The Developers Conference - Parte 1

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Hoje foi o primeiro dia do evento The Developers Conference, um evento patrocinado pela Globalcode, e posso dizer que o resultado foi muito agradável, as 09:00 horas que durou o evento deu a impressão de ter passado muito rápido e deixou um gostinho de quero mais.
Foram vários temas abordados, todos relacionados a Java EE, com uma atenção especial para a participação do engenheiro da Sun Ed Burns, vulgo "Mr. JSF.", o cara para quem não sabe é apenas o spec leader da JSR 314 da especificação do JSF 2.0 .
Como cheguei um pouco atrasado não dá para falar do credenciamento, mas cheguei bem no inicio da 1º apresentação "UML aplicada na plataforma Java EE", apresentado pela Yara e pela Eliana, muito bom por sinal, a Eliana falou sobre os primórdios da diagramação de processos até chegar na Unified Process, depois a Yara passou a régua explicando os tipos de diagrama existentes na UML mas utilizados em projetos Java EE, e terminou falando de gerenciamento de projeto com o auxilio de Wiki.
Depois foi a hora que todos amam, que é a hora do "Coffee-break", com diversos salgadinhos e uns docinhos show de bola..
Depois de todos satifisfeitos, foi a hora do esperado "Key note com Ed Burns", o cara falou de várias tendencias para o futuro, mostrou um quadro sobre a curva do aprendizado de tecnologias web, para o futuro da web podemos esperar interoperabilidade, uma web semântica, e claro tratando de JavaServer Faces, de interfaces muito mais ricas e menos camadas de uma aplicação UI, e deixou claro que podemos esperar logo mais por um grande BOOOM no desenvolvimento mobile, a hora é agora.
Depois foi a vez do Vinicius Senger, que para quem não sabe além de diretor educacional da Globalcode, o cara recentemente entrou para o Expert Group do JavaServer Faces 2.0 (JSR 314) e membro do Dream Team de desenvolvimento do NetBeans, fraco o garoto !!! A sua primeira apresentação foi sobre "Design Patterns para aplicativos Java EE", que em tempo hábil conseguiu explicar com exemplos práticos todos os patterns do GoF, Core JavaEE e alguns Blue Prints..
Depois foi a vez da palestra mais polêmica do dia (para mim), "Eclipse vs NetBeans vs JDeveloper", essa palestra foi apresentada pela equipe Globalcode cada um representando um IDE, o Dr. Spock defendendo o NetBeans, a Melissa defendendo o Eclipse, a Yara "tentando" defender o JDeveloper e o Vinicius fazendo o meio de campo, foi a apresentação mais animada, pois rendeu várias risadas.. não posso deixar de dizer que o melhor no momento é o NetBeans , clap clap clap ... =D, pelas suas novas funcionalidades, o ótimo suporte a Java EE, editor de código,.. e tal, me desculpe Renato ;) ...
Depois foi a vez do Renato Bellia na palestra "Técnicas, patterns e dicas de JPA & Hibernate", um workshop muito valioso, com várias dicas do Renato e exemplos com código fonte, e no final a Eliane complementou com algumas propostas de implementação com 4 técnicas diferentes...
E por fim, foi apresentado pelo Vinicius e pelo Renato, o workshop sobre "Enterprise JavaBeans 3.0" para fechar com chave de ouro, com uma explanada sobre Sessions e Message Driven Beans .
Estava presente também o sempre presente Bruno "Javaman" Souza e Mauricio Leal o que rendeu um bom papo no final...
O que posso dizer que o evento foi altamente produtivo, técnico e com certeza foi muito bem vindo !!!

MSA - Mobile Service Architecture

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Até que enfim uma ótima notícia no desenvolvimento java ME que vai agradar a todos, e com certeza irá atrair uma enxurrada de novos desenvolvidores, aventureiros, estudantes para o mundo me... No JavaOne desse ano foi apresentado a JSR 248 pela Nokia e o consórcio Vodafone, a jsr promete padronizar a bagunça que é hoje o desenvolvimento para mobile device, a api é um grupo (umbrella) de JSR, que formam a especificação conforme a imagem abaixo.

Eu como muitos dos desenvolvedores java talvez tinha até um pouco de "medo" de entrar no mundo me por falta de uma padronização agora é o momento, a Sony saiu na frente e já lançou no mercado os primeiros brinquedinhos que implementam a especificação padrão do MSA, o primeiro a ser lançado foi o modelo z750


E em junho foi lançado nos Estados Unidos os modelos K850 Cybershot e o W910 Walkman.

Como disse anteriormente esse é o momento certo para mergulhar nos estudos e dominar esta área tão promissora.



E o Netbeans fala Português

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

A partir da versão 5.0 foi iniciado um projeto de tradução do NetBeans para diversos idiomas, entre eles o Português do Brasil (pt_Br). Foi neste momento que a comunidade de desenvolvedores brasileiros mostrou todo seu potencial, onde a partir da versão 5.5, em tempo invejável, sob a coordenação de Michel Graciano nossa equipe conseguiu um grande destaque dentro os outros projetos, pois foi o primeiro a finalizar toda a internacionalização para esta versão, tornando-se modelo para os demais times de outros idiomas.
O NetBeans 5.5 foi a primeira versão totalmente internacionalizada e organizada pela comunidade disponibilizada pela Sun Microsystems (Sun), até então apenas as versões em japonês e chinês estavam disponíveis, ambas patrocinadas pela própria empresa. Não há como deixar de destacar vários benefícios de ter-se uma ferramenta livre em português, entre os principais incentivadores está em motivar e reduzir os obstáculos que os acadêmicos enfrentam nos bancos escolares em nossas universidades e cursos técnicos, onde muitas vezes o idioma inglês é apenas mais um dos inúmeros obstáculos e uma ferramenta na sua língua nativa ajuda muito a entender suas funcionalidades. Outro motivo não menos relevante é o fato dos governos e seus órgãos fazerem uso preferencial de softwares no idioma oficial, até porque muitas vezes o uso de sistemas em idioma estrangeiro é vetado. Desta forma softwares traduzidos ganham mais popularidade aos não traduzidos, sendo essa a intenção do projeto, fazer o NetBeans ser o mais popular possível. Não podendo deixar de destacar, a internacionalização reflete diretamente em produtos desenvolvidos sobre o NetBeans Platform, onde estas tradução saem de graça para a empresa ou desenvolvedor do projeto.

Todo o projeto teve o acompanhamento do pessoal interno da Sun bem como do projeto NetBeans, em particular Janice Campbell e Masaki Katakai, os quais coordenam e ajudam os projetos de internacionalização. Este tipo de iniciativa é bastante importante pois reduz as distâncias entre os desenvolvedores independentes e a própria Sun. A versão 6.0 do Netbeans ainda não está disponível em português, mas o projeto de tradução já esta se preparando para esta próxima etapa, e você pode participar, quanto mais colabordores melhor. Para participar acesse o site oficial do projeto (ver Referências), inscreva-se na lista de discussão e quaisquer dúvidas o pessoal estará pronto para respondê-las. Na última edição do Sun Tech Days em São Paulo (Figura abaixo), aconteceu uma apresentação do projeto e a entrega dos certificados de participação.


Foto: Eduardo Costa, Marcos Junqueira, (Eu) Wagner Santos, Jefferson Prestes, Michel Graciano e o Bruno Souza o “Javaman” que apresentou o projeto.

NetFeijão ? É de comer ?

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Afinal, o que é NetFeijão ? No mínimo um negócio estranho,, mas não estamos aqui para falar de feijoada e sim de uma outra paixão brasileira... o Java, e NetFeijão é tipo uma tradução lusitana br da nossa IDE preferida o NetBeans.. certo

NetBeans = NetFeijão ou seria RedeFeijão ?

Muita paciência nessa hora pois esse é a minha primeira experiência com Blogs.. que sem dúvida nenhuma, esse blog futuramente se tornará mundialmente famoso ;) hum hum..

Vamos procurar falar mas do cenário java atual, e tentar fazer um lance mais didático, com tutoriais, exemplos de códigos , dicas e entrevistas exclusivas... aguardem

Muito Obrigado

Clap clap clap clap clap