The Developers Conference - Parte 1

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Hoje foi o primeiro dia do evento The Developers Conference, um evento patrocinado pela Globalcode, e posso dizer que o resultado foi muito agradável, as 09:00 horas que durou o evento deu a impressão de ter passado muito rápido e deixou um gostinho de quero mais.
Foram vários temas abordados, todos relacionados a Java EE, com uma atenção especial para a participação do engenheiro da Sun Ed Burns, vulgo "Mr. JSF.", o cara para quem não sabe é apenas o spec leader da JSR 314 da especificação do JSF 2.0 .
Como cheguei um pouco atrasado não dá para falar do credenciamento, mas cheguei bem no inicio da 1º apresentação "UML aplicada na plataforma Java EE", apresentado pela Yara e pela Eliana, muito bom por sinal, a Eliana falou sobre os primórdios da diagramação de processos até chegar na Unified Process, depois a Yara passou a régua explicando os tipos de diagrama existentes na UML mas utilizados em projetos Java EE, e terminou falando de gerenciamento de projeto com o auxilio de Wiki.
Depois foi a hora que todos amam, que é a hora do "Coffee-break", com diversos salgadinhos e uns docinhos show de bola..
Depois de todos satifisfeitos, foi a hora do esperado "Key note com Ed Burns", o cara falou de várias tendencias para o futuro, mostrou um quadro sobre a curva do aprendizado de tecnologias web, para o futuro da web podemos esperar interoperabilidade, uma web semântica, e claro tratando de JavaServer Faces, de interfaces muito mais ricas e menos camadas de uma aplicação UI, e deixou claro que podemos esperar logo mais por um grande BOOOM no desenvolvimento mobile, a hora é agora.
Depois foi a vez do Vinicius Senger, que para quem não sabe além de diretor educacional da Globalcode, o cara recentemente entrou para o Expert Group do JavaServer Faces 2.0 (JSR 314) e membro do Dream Team de desenvolvimento do NetBeans, fraco o garoto !!! A sua primeira apresentação foi sobre "Design Patterns para aplicativos Java EE", que em tempo hábil conseguiu explicar com exemplos práticos todos os patterns do GoF, Core JavaEE e alguns Blue Prints..
Depois foi a vez da palestra mais polêmica do dia (para mim), "Eclipse vs NetBeans vs JDeveloper", essa palestra foi apresentada pela equipe Globalcode cada um representando um IDE, o Dr. Spock defendendo o NetBeans, a Melissa defendendo o Eclipse, a Yara "tentando" defender o JDeveloper e o Vinicius fazendo o meio de campo, foi a apresentação mais animada, pois rendeu várias risadas.. não posso deixar de dizer que o melhor no momento é o NetBeans , clap clap clap ... =D, pelas suas novas funcionalidades, o ótimo suporte a Java EE, editor de código,.. e tal, me desculpe Renato ;) ...
Depois foi a vez do Renato Bellia na palestra "Técnicas, patterns e dicas de JPA & Hibernate", um workshop muito valioso, com várias dicas do Renato e exemplos com código fonte, e no final a Eliane complementou com algumas propostas de implementação com 4 técnicas diferentes...
E por fim, foi apresentado pelo Vinicius e pelo Renato, o workshop sobre "Enterprise JavaBeans 3.0" para fechar com chave de ouro, com uma explanada sobre Sessions e Message Driven Beans .
Estava presente também o sempre presente Bruno "Javaman" Souza e Mauricio Leal o que rendeu um bom papo no final...
O que posso dizer que o evento foi altamente produtivo, técnico e com certeza foi muito bem vindo !!!

0 comentários: